PANORAMA DO BRASILEIRÃO

08 DEZ 2014
08 de Dezembro de 2014


Saudações queridos leitores!

Acabou o campeonato Brasileiro e como sempre, muito bom para alguns e para outros nem tanto assim. Para o Tricolor Paulista o campeonato Brasileiro teve um resultado satisfatório, começamos inseguros, torcedores desconfiados e mesmo com todas as limitações conseguimos encerrar no segundo lugar com vaga garantida para a Libertadores da América 2015. Podendo ainda em vários momentos alcançar o campeão Cruzeiro, mas infelizmente fomos barrados nas várias dificuldades de um time em formação. Como mencionei anteriormente, terminamos o Brasileirão de maneira satisfatória, a credibilidade junto à torcida voltou, o time de guerreiros será lembrando e grande parte do elenco mantido.

Para o Cruzeiro o campeonato Brasileiro foi simplesmente fenomenal, do inicio ao fim demonstrou que seria o campeão e não deixou nada a desejar, com elenco forte, não havia grandes craques, mas jogadores tecnicamente perfeitos e em boa forma física de titulares a reservas. Mesmo na continua liderança, não conseguiu vencer o São Paulo em fase de transformação, em vários momentos do campeonato conviveu com uma sombra tricolor ora ou outra atormentado a positiva campanha. Os demais times demonstrando a incapacidade de se aproximar, ganhando de todos, dentro e fora de casa, não deu outra, Cruzeiro campeão Brasileiro de 2014.

Não ficarei aqui enchendo o texto de analises individuais dos clubes, mesmo cada um tendo a sua importância, sem desmerecer nenhum deles. Depois desse campeonato extremamente emocionante e justo, deixa claro que os times melhores estruturados se desenvolvem melhor ao longo da disputa, pois o desgaste físico dos jogadores acaba refletindo nos resultados. Além disso, explicitou a decadência do futebol brasileiro em relação à organização financeira, ou desorganização, resultando no rebaixamento de “grandes” times.

No inicio do campeonato me lembro de ver a disputa entre Botafogo e Flamengo lá na zona de rebaixamento, deixando muitos torcedores temerosos com o fantasma da segunda divisão. Flamengo logo correu atrás de técnico de se organizar, encerrou o campeonato em décimo lugar e sem ser aquele Mengão que nos acostumamos a ver. Fluminense tem muita sorte de ter uma grande patrocinador na sua camisa, dos cariocas o menos pior em estrutura, time que sempre procurou manter o elenco, terminou no sexto lugar e com uma bagagem de reclamações publicamente expostas pelos seus jogadores. Botafogo rebaixado, este não se tem muito a comentar, a coisa por lá anda de mal a pior, não tinha outro destino se não a segundona. Lembrando ainda do Vasco, o time cruzmaltino conseguiu garantir o retorno à primeira divisão e não teremos clássico carioca na série B dessa vez.

Sport me deixou feliz, pois com o décimo primeira lugar, ficou ali no mediano e garante vaga na Sul Americana 2015, não é a melhor atuação, mas entre os times da região nordeste, foi o melhor classificado, diria mais, essa posição foi espetacular se comparar com a do Bahia e do Vitória, rivais deram as mãos e caíram os dois para a série B, e terá um grande clássico baiano em 2015. Falando ainda em geografia, a serie A do campeonato Brasileiro ficará recheada de times do Sul, Internacional, Grêmio, Atlético Paranaense, Figueirense, Curitiba, Chapecoense que se mantiveram na primeira divisão e ainda contará com o Joinville e Avaí, só o Criciúma desapontou e foi rebaixado para a série B encerrando na lanterna. Goiás continua representando a região centro oeste, sem tanta expressão, mas incomodando o São Paulo sempre, por falar nele, até acho que esse time só existe pra isso.

Entre os paulistas confirmamos o que já é cantado no hino do São Paulo sendo o melhor colocado nos campeonatos disputados, afirmo com toda certeza “Dentre os grandes és o primeiro!”. Pois o Corinthians chegou ao quarto lugar jogando de maneira horrível, e nem de longe é o Corinthians competitivo de 2012, foi apenas um figurante juntamente com o Santos, o nono colocado. Já o Palmeiras foi um coadjuvante participativo, testando o coração dos palmeirenses constantemente. O Palmeiras é um daqueles times que sofre com a decadência do futebol brasileiro, mesmo tendo inaugurado a sua nova casa continuou despencando e livrou-se da série B por conta da vitória de 1x0 do Santos em cima do Vitória, resultado que salvou o Palmeiras e carimbou definitivamente a ida do Vitória lá pra baixo. A atuação do Palmeiras foi tão ruim, nem o livramento do rebaixamento foi de méritos deles. Todos os paulistas se mantiveram na série A e a Ponte Preta retorna.

A posição dos paulistas mostra a grande mudança que vem ocorrendo no cenário futebolístico do Brasil, essa centralização na região sudeste não é mais tão dominante. Não esqueci do Atlético Mineiro, propositalmente deixei para comentar do mineiro campeão da Copa do Brasil, este mesmo foi o campeão da Libertadores de 2013. E ai vimos o crescimento dos dois principais times de Minas Gerais, não digo que é o futebol Mineiro no geral, pois os demais clubes de Minas não conseguiram nada, exceto o quinto lugar da série B do América. Parece muito estranho só dois clubes mineiros estarem no topo, só investem nos dois e demais são esquecidos. Já os times do Sul estão dominando, em 2015 a presença deles serão ainda maior, isso sim é um crescimento admirável, investimento e demonstração de crescimento, será interessante observar os regionais do Sul e também o desempenho destes no próximo ano. Comparando os dois times mineiros campeões e os times do Sul, vejo que existe um pequeno favorecimento para alguns e não tanto para outros, mas não vem ao caso comentar por agora, a mudança de cenário esta mais associada à participação e não exatamente aos campeões de determinados campeonatos.

Agora estamos de férias do futebol e isso não é legal, para os apreciadores é muito chato ficar tanto tempo sem debater, sem contar piadas e sem ver o nosso time do coração. A quarta feira fica estranha, o sábado e o domingo vazios, perde a graça. Mas precisamos desse tempo, assim podemos nos dedicar a outras coisas e no topo da lista de desejos dos presentes do amigo secreto, com certeza serão objetos do São Paulo. Não consigo deixar totalmente de lado, vivo e respiro o São Paulo, alguns me entenderão por completo, nesta fase começam as especulações, quem acompanha mesmo fica o tempo tentando adivinhar quem chega e quem sai, ou seja, não nos desligamos nunca.

E que venha 2015, a Libertadores da América será disputada pelo o campeão dos campeões São Paulo Futebol Clube, então, feliz Libertadores para vocês!!!!

Maria Silva - @masobasi - @webtricolorfc – 08.12.2014

 

Voltar